Resumo
Introdução: O sono é uma atividade fisiológica cotidiana, essencial para o bem-estar de todo e qualquer indivíduo, pois, quando adequado, garante o descanso, a fixação de memórias e a retenção de conhecimento. A privação desse processo acarreta problemáticas como distúrbios neurológicos, elevação do estresse, dificuldade de concentração e, no âmbito estudantil, pode estar relacionada com a redução do desempenho acadêmico. Objetivo: Analisar a influência da qualidade do sono no desempenho acadêmico de estudantes de medicina. Métodos: Estudo de revisão integrativa utilizando as bases de dados Pubmed/Medline, Cochrane e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa foi conduzida considerando "medical student", "sleep" e "academic performance". Resultados: Um total de 179 estudos foram identificados e 14 estudos foram elegíveis e incluídos. A Metodologia observacional foi predominante entre esses estudos incluídos, os quais revelaram correspondência direta entre qualidade de sono e desempenho acadêmico. Destes alguns constataram maior incidência em estudantes do ciclo clínico (n=2), presença de agravantes como distúrbios psicológicos e abuso de drogas ilícitas (n=4), relações com distúrbios do sono (n=2), intensificação negativa dessa relação durante períodos de provas (n=1) e sonolência diurna (n=1). Conclusão: A baixa qualidade de sono associada a desempenho acadêmico insuficiente foi evidenciada nos artigos incluídos, com base nos instrumentos de avaliação. No entanto, dada a relevância dessa temática e as limitações desta análise, reforça-se a necessidade de estudos complementares.