Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

A CERES - Health & Education Medical Journal, aceita apenas artigos originais, artigos de revisão, relato de caso e relato de experiência, não publicados em outros periódicos. Aceitamos artigos apresentados em eventos, desde que essas informações sejam disponibilizadas pelos autores.


Tipos de Manuscritos aceitos pela CERES:

  • ARTIGOS ORIGINAIS: trabalho de pesquisa com resultados inéditos que agreguem valores à área de ciências da saúde e que não foram publicados na forma de artigo completo. A estrutura de um artigo original deve conter: resumo, descritores (palavras-chave), introdução (incluindo objetivos), métodos, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (opcional), financiamentos, conflito de interesse e referências (máximo de 40). Os artigos deverão conter entre 3.000 e 6.000 palavras, excluindo as referências bibliográficas. Um total de 6 (seis) ilustrações são permitidas, incluindo tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras. Estrutura do resumo de artigos originais: Introdução; Objetivo; Métodos; Resultados; Conclusão; Palavras-chave.

 

  • ARTIGOS DE REVISÃO: avaliação, reflexão crítica e ampla sobre temas específicos e de interesse na área de ciências da saúde, abordando de maneira assertiva o conhecimento já disponível na literatura científica (cientificamente publicados). Os artigos de revisão sistemática com ou sem metanálise ou artigos de revisão integrativa, deve conter entre 3.000 e 6.000 palavras, excluindo as referências bibliográficas. Sugere-se que o número de referências bibliográficas fique entre 40 e 100, proporcionando uma base sólida para a abordagem. A estrutura de um artigo de revisão deve conter: resumo, descritores (palavras-chave), introdução (incluindo objetivos), métodos, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (opcional), financiamentos, conflito de interesse e referências (mínimo 30 e máximo 50). Os artigos deverão conter entre 3.000 e 6.000 palavras, excluindo as referências bibliográficas. Um total de 6 (seis) ilustrações são permitidas, incluindo tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras. Estrutura do resumo de artigos de revisão: Introdução; Objetivo; Métodos; Resultados; Conclusão; Palavras chave.

 

  • RELATO(S) DE CASO(S): descrição/apresentação de casos detalhada envolvendo pacientes ou situações singulares, abrangendo doenças raras ou nunca antes documentadas, bem como métodos inovadores de diagnóstico e tratamento. O texto de um artigo de relato de caso deve abordar aspectos relevantes que permitam comparação com a literatura existente. A estrutura de um artigo de relato de caso deve conter: resumo, descritores (palavras-chave), introdução (incluindo objetivos), descrição do caso, discussão clínica e conclusão, agradecimentos (opcional), financiamentos, conflito de interesse e referências (mínimo 10 e máximo 20). Os artigos de relato de caso deverão conter no máximo 1.500 palavras, excluindo referências. Um total de 6 (seis) ilustrações são permitidas, incluindo tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras. Estrutura do resumo de artigos de revisão: Introdução; Descrição do caso; Discussão clínica e conclusão; Palavras-chave.

 

  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA: descrição/apresentação de uma experiência que possa contribuir de forma significativa para suas respectivas áreas de atuação. Estes estudos possuem uma metodologia para as ações realizadas durante a experiência, bem como reflexões e considerações sobre a vivência. A estrutura de um artigo de relato de caso deve conter: resumo, palavras-chave (descritores), introdução (incluindo objetivos), relato da experiência, reflexão da experiência, conclusões ou recomendações, agradecimentos (opcional), financiamentos, conflito de interesse e referências (mínimo 10 e máximo 20). Os artigos de relato de caso deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo referências. Um total de 6 (seis) ilustrações são permitidas, incluindo tabelas, quadros, gráficos e/ou figuras. Estrutura do resumo de artigos de relato de experiência: Introdução; Objetivo; Relato da experiência; Reflexão da experiência; Conclusões ou Recomendações; Palavras-chave.

Está disponível para os autores os modelos de manuscritos,  que servirá como uma estrutura base para os autores organizarem seus artigos conforme as diretrizes estabelecidas pela revista. Com esta ferramenta, almejamos simplificar o processo de submissão e assegurar que os artigos estejam formatados adequadamente desde o princípio.


1. Normas para publicação: 

1.1 Para submissões é obrigatório apresentar o manuscrito a ser avaliado seguindo o Template (modelo) de acordo com o estilo de artigo escolhido.

1.2 Os manuscritos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso. Para saber mais, consulte “Processo de Avaliação por Pares”. 

1.3 A submissão deverá ser original e inédita, e o autor deve declarar que não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

1.4 A fonte da escrita deve ser Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5. E conter no máximo 6 autores. Caso exceda, por favor, entre em contato com a equipe editorial;

1.5 A submissão deverá conter: título em português, título em inglês, título em espanhol. Assim como resumo, palavras-chave; abstractkeywordsresumenpalabras clave. Deve ser inserido de 4 a 6 palavras chaves, sendo que estas palavras não devem constar no título.

1.6 O corpo do texto deverá seguir um dos três idiomas (português, espanhol ou inglês).

1.7 CITAÇÕES: Para as citações seguir as normas Estilo Vancouver atualizada.

1.8 SIGLAS: As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

1.9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: As referências bibliográficas devem se ater às obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas em ordem de aparição no texto, segundo as normas Estilo Vancouver, ao final do trabalho.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do manuscrito.

 

2 - DO CADASTRO DA SUBMISSÃO

2.1 Os dados de todos os autores e autoras (na ordem que serão publicados) deverão ser informados via página própria do ambiente da CERES - Health & Education Medical Journal por ocasião da submissão: nome, sobrenome, e-mail, ORCID id, instituição de vínculo, minicurrículo com breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras);

2.2 Títulos, resumos e palavras-chave devem ser preenchidos em Português, Inglês e Espanhol nos campos indicados no ato da submissão, os autores devem indicar também os assuntos e área do conhecimento do manuscrito submetido;   

2.3 Resumo (de 100 a 250 palavras) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho. O texto do resumo, escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa, deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias;

2.4 Palavras-chave (até seis palavras), que representam o conteúdo do artigo (nas três línguas já indicadas);

2.5 Indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso;

2.6 Os títulos e subtítulos devem conter, no máximo, 20 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.; devem ser concisos, virem claramente indicados (nas três línguas já indicadas). 

 

3. CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO

Para que os artigos e relatos de caso sejam aceitos venham  a ser publicados na CERES, os autores deverão providenciar revisão gramatical do texto e resumo (incluindo-os em língua estrangeira), por profissional com experiência na área. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

  • O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores.
  • É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo dos artigos, desde que citada a fonte.
  • Artigos com plágio serão recusados, e o autor do plágio perderá o direito de publicar nesta revista.
  • Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
  • Assim que submetem os artigos, os autores cedem os direitos autorais de seus artigos para o CERES. Caso arrependa-se da submissão, o autor tem o direito de solicitar ao CERES que não publique seu artigo. Contudo, esta solicitação deve se dar em ocorrer até dois meses antes do lançamento do número que o artigo será publicado.
  • O CERES utiliza a licença Creative Commons CC BY. As informações sobre esta licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/br/