Percepção do estudante de medicina sobre pesquisa científica: revisão de literatura integrativa
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Palavras-chave

Educação Médica
Estudantes de Medicina
Pesquisa

Como Citar

Gomes, C. C., Valentino, T. C. de O., Girardi, D. R., Pacca, F. C., & Faria, T. V. (2023). Percepção do estudante de medicina sobre pesquisa científica: revisão de literatura integrativa . CERES - Health & Education Medical Journal, 1(1), 36–47. https://doi.org/10.62234/ceresv1n1-004

Resumo

Introdução: A prática da Medicina Baseada em Evidências exige o desenvolvimento de uma Educação Médica que priorize uma aptidão crítica adquirida ao longo da formação acadêmica. O desenvolvimento de pesquisas científicas apresenta-se como um caminho promissor para se alcançar esse fim. Objetivo: Identificar a percepção dos estudantes de Medicina sobre pesquisa científica. Métodos: Estudo de revisão integrativa utilizando os descritores “students, medical”, “research”, com o operador booleano AND, nas bases de dados PubMed/Medline, LILACS e SciELO. Resultado: Identificou-se 161 estudos dos quais 11 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de 15 países, em sua maioria na Ásia (n=6). Uma percepção positiva (n=9) em relação à pesquisa se sobrepôs a uma visão negativa. As percepções reconhecidas perfizeram um total de 24 descrições, que foram agrupadas em quatro categorias: habilidade, carreira profissional, sentimento e qualidade. Conclusão: Ainda que exista uma diversidade de sistemas educacionais na área da Medicina ao nível global, os estudantes dessa graduação compartilham perspectivas comuns sobre pesquisa. O reconhecimento da importância da realização de pesquisas está associado a progressão profissional e a aquisição de habilidades aplicáveis a rotina clínica, em detrimento a uma percepção negativa discreta sobretudo de cunho emocional.

https://doi.org/10.62234/ceresv1n1-004
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