Programa multicêntrico temático “Ensino aprendizagem nas práticas médicas no SUS (EAPMSUS)”: Ações para desenvolvimento do SUS por meio da integração ensino, serviço e comunidade nos diferentes níveis de atenção à saúde ao longo da formação médica contínua
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Palavras-chave

Sistema Único de Saúde
Educação Médica
Atenção Básica à Saúde
Doença Crônica

Como Citar

Araújo, E. S. A. de, Barros, C. R. dos S., Martins, E. A. R., Collares, C. F., & Bizário, J. C. da S. (2025). Programa multicêntrico temático “Ensino aprendizagem nas práticas médicas no SUS (EAPMSUS)”: Ações para desenvolvimento do SUS por meio da integração ensino, serviço e comunidade nos diferentes níveis de atenção à saúde ao longo da formação médica contínua. CERES - Health & Education Medical Journal, 3(1), e67. https://doi.org/10.62234/ceresv3n1-001

Resumo

Introdução: As escolas médicas da Inspirali integram ensino, assistência, pesquisa e extensão, impactando a saúde de forma ampla e complexa em um Brasil geograficamente e socio-culturalmente diverso. Objetivo: avaliar o impacto das escolas médicas sob gestão da Inspirali na Rede de Assistência à Saúde do SUS. Métodos: Foram utilizados dados coletados nas plataformas assistenciais em 2024 para analise de dois eixos do impacto na Educação: epidemiológico e formação médica. Resultados: Dos 1606 preceptores respondentes, observamos que na atenção primária do SUS as atividades práticas foram relevantes ao curso e aprendizado (100%), contribuíram para o desenvolvimento de competências interprofissionais dos alunos e de forma alinhada aos preceitos do SUS (99%), estiveram alinhadas às ações de educação em saúde (97%) e foram realizadas em espaços físicos adequados (90-92%). Quanto ao cuidado com o paciente, observou-se que há escuta ativa, bom exame físico e explicação adequada do Plano Terapêutico (98%), a assistência ocorre com evidentes profissionalismo, habilidades interpessoais e de comunicação (96%) e com adequado conhecimento técnico dos alunos (94%). A análise epidemiológica de mais de 30.000 consultas realizadas nos Centros Integrados de Saúde (CIS) demonstrou predomínio de doenças cardiometabólicas com destaque para a obesidade, HAS e o diabetes. Além do impacto atual evidenciamos a perspectiva do seguimento dos indicadores e ações de saúde customizadas ao contexto epidemiológico e sociocultural de cada região além de oportunidades para melhoria das ferramentas de coleta de dados. Conclusão: Nossos resultados evidenciam de forma robusta que a simbiose pedagogia-tecnologia contribui decisivamente para um SUS mais forte e efetivo e acolhedor ao seu usuário.

https://doi.org/10.62234/ceresv3n1-001
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