Resumo
Introdução: O conceito de qualidade de vida abrange os âmbitos psicológicos, físicos, ambientais e relacionais de cada indivíduo. Nos estudantes fatores como ansiedade e estresse, que estão fortemente presentes no cotidiano acadêmico, podem resultar em uma diminuição da qualidade de vida. Pensando nisso cresce a necessidade de práticas integrativas complementares que ajudem a diminuir a interferência desses fatores na vida dos estudantes. Objetivo: Avaliar os efeitos da aromaterapia na qualidade de vida dos estudantes. Método: Estudo de revisão integrativa realizados com as bases de dados Pubmed/Medline, Cochrane e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) SciELO. A pesquisa foi conduzida considerando os termos “Aromatherapy”, “Student” e “quality of life”. Resultados: Um total de 104 estudos foram identificados e 11 estudos foram elegíveis e incluídos. A metodologia de ensaio clínico randomizado foi predominante (n=9). Foram identificadas pesquisas com 8 tipos diferentes de óleos essenciais sendo o óleo de lavanda o que que esteve presente na maioria dos artigos (72,72%). Os fatores que alteram a qualidade de vida mais citados nos estudos foram ansiedade e estresse. Conclusão: A aromaterapia utilizada como prática complementar demonstrou benefício na qualidade de vida dos estudantes, principalmente no que diz respeito ao âmbito psicológico.